Sistema Light Steel Framing

O Light Steel Framing é um sistema construtivo industrializado e racional que vem conquistando espaço no mercado da construção civil brasileiro. Este sistema é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, devido às diversas vantagens que oferece.

O sistema Light Steel Framing é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado, que trabalham em conjunto para sustentação da construção. Este esqueleto é complementado por revestimentos em placas externas e internas, isolamentos termo-acústicos e forros. Em conjunto com os demais subsistemas da obra, o Light Steel Framing gera edificações com aspecto final semelhante ao da construção convencional, porém integra tecnologia, resistência e sustentabilidade.

O sistema Light Steel Framing é capaz de atender quaisquer necessidades arquitetônicas, por isso seu emprego é possível em diversos tipos de edificações: casa, prédios (até 7 pavimentos), galpões, fachadas, escolas, hospitais, lojas, mezaninos e outros.


Fundação

A construção em Steel Framing possui peso próprio muito menor que a construção convencional de alvenaria. Isso reduz consideravelmente as cargas na fundação, gerando economia nessa etapa da obra, que pode chegar a 70%. A fundação mais comum é a do tipo Radier, uma laje em concreto armado leve e simples de executar, aplicável na maioria dos solos.


Estrutura

A estrutura das construções com Light Steel Framing é compostas por perfis de aço galvanizado tipo Ue calculados, projetados e fabricados dentro de controle técnico rigoroso. Cada peça da estrutura produzida e montada pela Construseco é fabricada nas dimensões exatas, com encaixes e cortes precisos para atender cada obra, eliminando o desperdício deste material e aumentando a eficiência e rapidez de montagem.


Revestimento Externo

O revestimento externo da estrutura em Steel Framing pode ser feito com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, sobre uma barreira de vapor que impede a entrada de água mas deixa a parede respirar, evitando condensação de água em seu interior.

As bordas das placas são tratadas com fitas e massas específicas para dar aspecto final sem frisos e criar superfície apta a receber qualquer acabamento. Outro revestimento externo utilizado no sistema é o EIFS (Exterior Insulation Finishing System), composto por painel OSB, barreira de vapor, EPS, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica.

Este acabamento também garante um aspecto final liso, semelhante ao da construção convencional.



Instalações Elétricas e Hidráulicas

As instalações elétricas e hidráulicas no sistema LSF são projetadas e executadas seguindo os mesmos princípios e materiais utilizados na construção convencional.

A grande vantagem oferecida pelo sistema é a facilidade de execução dessas instalações, pois, devido ao vazio interno das paredes e a presença dos furos nos montantes permite uma execução rápida e sem quebra-quebra.



Isolamento térmico e Acústico

A fim de melhorar o desempenho térmico e acústico das paredes do edifício, utiliza-se mantas de lã de vidro ou de poliéster no interior das paredes e no forro.

Além disso, a construção em Steel Framing recebe manta de subcobertura no telhado e barreira de vapor nas paredes, garantindo a impermeabilidade do sistema e ajudando a controlar a umidade do ambiente.



Revestimento Interno

O revestimento interno das construções com Steel Framing é feito com placas de gesso acartonado parafusado sobre os perfis.

As placas de gesso acartonado possuem composição adequada para cada aplicação: Standard (ST) para áreas secas, Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas e Resistente ao Fogo (RF) para situações onde há maior demanda por proteção passiva.



Construção Acabada

A obra final utilizando o sistema Light Steel Framing resulta em edificações com aspecto final semelhante ao da construção convencional. Porém o sistema integra tecnologia, resistência, sustentabilidade e desempenho superior ao convencional, sem abrir mão da durabilidade da construção.